A realidade dos desenhos "educativos"

-Meu filho! và assistir o desenho e deixe sua mãe quieta!
- Mas, mãe... hoje o episódio é repitido, é o dia que o lenin mata o scott com a furadeira nos olhos.
- Então mude de canal!
- Não mãe... na SBT tá passando os vergetais, e não tem nenhum episódio violento naquilo...


Algo Normal hoje em dia não?
Imagine se algum dia, O Frajola conseguisse pegar o piu-piu, ou então se o Tom pegasse o Jerry e até mesmo o Coiote alcançasse o Papa-léguas? Foram justamente essas ideias que foram expostas na galeria Aquarium de 10 de outubro a 8 de novembro.
A ideia foi do filho do artista plástico James Cauty, seu filho, Harry de 15 anos, pensou como seria se cada personagem alcançasse seu inimigo, e então, seu pai utilizou essa ideia para expor mais uma de suas obras ao mundo. "É incrivelmente sanguinário. As conseqüências reais da violência nos desenhos animados são reveladas. Eles massacram uns aos outros", disse o artista plástico britânico. Mas o porém da história não está apenas no " e se.."  Mas literalmente as cenas de violência estão presentes no dia-a-dia das crianças brasileiras. Foi justamente isso que inspirou o grande inventor de Simpsons, ao criar o desenhho animado que bart, lisa e outras crianças de Springfield assistem: o COMICHÃO E COÇADINHA.

       Nesta "serie contida noutra serie" está sempre presente humor negro, muita violência e um estilo diferente de gato e rato como "Tom & Jerry" mas em que o rato "Itchy" caça o gato "Scratchy", matando-o de diversas maneiras hilariantes, colocando molho para churasco e formigas carnivoras em sua cabeça, por exemplo! É o programa de TV preferido dos irmãos Bart e Lisa Simpsons.Itchy ou Comichão é um rato azul de jaqueta que adora matar,ferir,machucar o gato Scratchy.Supostamente Itchy é o herói do desenho, mas é muito cruel.Scratchy ou Coçadinha é um gato preto,anda sem roupa e é geralmente muito bondoso mas cai nas perversas armadilhas de Itchy.Ele é supostamente o vilão do desenho. Talvez o sucesso do desenho em Springfield seja por causa dos massacres que Itchy faz em Scratchy, da ingenuidade de Scratchy ou por eles estarem juntos todas as semanas na TV - fonte: Wikisimpsons

e acordo com o Daily Mail, o estudo descobriu que os desenhos influenciam muito mais do que outros programas, como as séries e filmes, e que as crianças copiam e criam fantasias, tal como fazem os personagens.
A pesquisa também constatou que os jovens tendem a imitar o comportamento negativo que veem na TV. Os psicólogos entrevistaram 95 garotos com idades entre 10 e 11 anos, questionando-os sobre seus programas de TV favoritos, incluindo: Lost, Buffy, a caça Vampiros, Scooby-Doo e Pokemon.
O resultado mostrou que as produções destinadas às crianças, como os desenhos animados, possuíam os mais altos níveis de violência. Para se ter uma ideia, são registrados 26 atos de agressão em uma hora, em comparação com apenas cinco em outros nove programas considerados impróprios para menores de 14 anos. Uma espécie de reafirmação para o que já era percebido há décadas.
“Os resultados indicam que existem maiores níveis de agressão física em programas infantis do que em programas para audiências gerais”, disse o estudo.
O estudo, realizado pela Universidade de Iowa e publicado no Journal of Applied Developmental Psychology, também descobriu que as crianças na escola copiam as agressões verbais vistas na TV. Entre os comportamentos negativos destacam-se: espalhar boatos, fofocar, trocar agressões físicas e verbais e a exclusão de amigos do grupo.







E VOCÊ? ACHA QUE EXISTEM DESENHOS QUE CONTRIBUEM PARA UMA MÁ FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS HOJE EM DIA?
este é o assunto da nossa enquete, não se esqueça de votar no final da página...





0 comentários:

Postar um comentário